As padarias, conhecidas por seu ambiente familiar e acolhedor, escondem uma realidade que poucos conhecem. Apesar de produzirem alimentos deliciosos, esses espaços de trabalho também podem ser palco de graves acidentes, muitos dos quais a sociedade desconhece.
Desde a segunda metade da década de 1970, iniciamos uma luta incessante para que a saúde e a segurança nos ambientes de trabalho fossem tratadas com a seriedade que merecem pelas autoridades competentes. Foi essa luta que resultou na criação da NR-12, uma norma regulamentadora que se tornou referência em segurança no trabalho, apesar das tentativas recentes e absurdas de sua revogação.
A Febrapan tem batalhado continuamente pela modernização dos equipamentos nas padarias, visando reduzir as mutilações no setor e melhorar a manipulação dos alimentos, protegendo a qualidade de vida dos trabalhadores. É vital que os profissionais redobrem a atenção para as condições em que trabalham.
Trabalhar é essencial para viver, mas não podemos aceitar salários baixos, condições precárias e, além de tudo, o risco de perder partes do corpo, a dignidade, a saúde e, em casos extremos, a própria vida.
Por: Chiquinho Pereira, presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo e da Febrapan (Federação Brasileira dos Trabalhadores nas Indústrias de Panificação).