Aconteceu no último dia (24) de fevereiro, o encontro de todos os representantes sindicais do setor de panificação do Brasil, em São Paulo, na sede da FEBRAPAN (Federação Brasileira dos Trabalhadores das Indústrias de Panificação) para discutir às propostas do setor para os próximos anos 2023/2024.
Os representantes dos sindicatos de panificação de Norte a Sul do país, estiveram presentes na reunião, considerada importante para a resolução e criação de propostas para solucionar os problemas da categoria.
Aconteceu durante o encontro à divulgação de uma campanha de conscientização a sindicalização, entre os profissionais do setor – de padeiros e confeiteiros – em todo o Brasil. Um dos objetivos da campanha é fortalecer à categoria, e mostrar a importância de o trabalhador participar ativamente do seu sindicato.
Estiveram presentes na reunião, os representantes do sindicato do Sindicato das Panificadoras e Confeitarias (SINTIPAN) do Amazonas, Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Rio Grande Norte (SINTPARN), Sindicato dos Padeiros da Bahia (SINDPAD/BA).
Além do Sindicato das Massas do Espírito Santo (SINTRAMASSAS/ES), Sindicato do Trabalhadores de Panificação e Confeitaria do município do Rio de Janeiro (SINTPAN/RJ), Sindicato Intermunicipal dos Empregados Vinculados nas Indústrias de Fabricação de Massa Alimentícias e Produtos Derivados do Estado de Mato Grosso Sul (SINDIMASSAS/MS) e Sindicato dos Padeiros de São Paulo (PADEIROS/SP) e nosso mais novo filiado o Sindicato da Industrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará (SINTPAN/CE).
Sindicato da Industrias de Panificação e Confeitaria no Estado da Bahia (SINTRAPAN/BA) e Central de Alimentação Municipal do município de Avaré/SP (ALIMENTAÇÃO) não estiveram presentes no encontro, por motivos de atividades em seus estados.
O presidente do setor de panificação e confeitaria Francisco Pereira (conhecido como Chiquinho), presidiu o encontro. Foram decididas e consolidadas pautas importantes como as melhorias das condições de trabalho dos padeiros e confeiteiros, o retorno da fiscalização aos estabelecimentos de panificação em todo país, a criação de projetos para fortalecer à categoria e a busca por mais e melhores empregos.
“ Fala do Chiquinho sobre a campanha de sindicalização”
Pautas discutidas na reunião
Durante o encontro, o presidente Francisco Pereira, deu ampla atenção às pautas voltadas ao planejamento e aplicação das ações em todo país, e alguns dos temas obrigatórios abordados entre os sindicalistas foram:
- A criação de projetos para fortalecer o setor;
• A luta pela regularização das funções de padeiros e confeiteiros em todo país;
• A busca por mais e melhores empregos, além da valorização salarial e mais benefícios para os profissionais do setor;
• A defesa absoluta na aplicação, adaptação e treinamento no ambiente de trabalho, para uso da norma NR-12, que auxilia no aumento da produtividade, garantindo segurança e salubridade, nos locais de trabalho;
• A fiscalização de padarias, com objetivo de garantir o cumprimento das leis e regras quanto as relações de trabalhistas existentes na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) vigentes;
• O início da Campanha de Sindicalização, entre os profissionais, que tem como meta mostrar a importância de o trabalhador está integrado ao sindicato;
• Incentivo a busca e a valorização da informação e formação dos profissionais através redes sociais.
Próxima reunião
O próximo encontro acontecerá nos dias 05 e 06 de maio, em Caraguatatuba, em São Paulo e será para escolha da nova diretoria, que irá representar a categoria nos próximos quatro anos.